O que é o Ninho de Escritores

Ninho-de-Escritores-03

Ninho de Escritores é um projeto voltado para pessoas que desejam escrever, encontrar outros escritores e construir uma comunidade de pessoas que possam contribuir umas com as outras. O Ninho de Escritores se sustenta em três pilares:

  • Quem conta: a pessoa por trás das letras é fundamental para compreender o que será escrito. Quais são os hábitos e as práticas que podem ajudar uma pessoa a se assumir escritora? Que tipo de experiências, memórias e percepções podem ser transformadas em criação literária?
  • O que conta: quando escrevemos, o mosquito da dúvida geralmente ataca. “Será que isso dará uma boa história?”. Entender o que diferencia uma boa história de um acontecimento qualquer é parte do trabalho de escrever.
  • Como conta: não basta ter uma boa história nas mãos. Uma mesma história pode ser contada de infinitas formas e cada uma delas afetará de forma diferente os leitores (cada um com sua bagagem particular).

Ninho de Escritores é um projeto sem professor, mas não sem guia. De minha parte, trago a experiência que venho construindo nos últimos anos como escritor e editor. Mas o Ninho de Escritores não é um curso; é um projeto colaborativo em que todos têm voz e espaço para manifestar o que sabem e o que desejam saber. O Ninho de Escritores é um projeto em que todos ganham. Para isso, trabalhamos com:

  • Ambiente acolhedor para experimentação literária: escrever é colocar uma parte de nós no mundo para ser olhada e, muitas vezes, criticada pelos outros. O Ninho de Escritores cria um ambiente seguro para que as pessoas possam se conhecer enquanto escritoras e experimentar poeticamente sem medo do resultado.
  • Exercícios semanais com críticas individuais e coletivas: são propostos exercícios individuais, lidos, revisados e comentados a cada encontro, pautando as discussões coletivas sobre os temas que estiverem mais latentes na escrita do grupo.
  • Leituras críticas e debates em grupo: escritores aprendem sobre seu ofício não somente por meio da prática, mas também da leitura e análise de obras literárias. Dentro do Ninho de Escritores, trabalhamos com técnicas para aproveitar melhor nossos momentos dedicados à leitura.
  • Estudos de técnicas de escrita criativa: escrever envolve diferentes técnicas, que são analisadas, discutidas e compartilhadas dentro do Ninho de Escritores, de modo a ampliar as habilidades literárias de cada um dos participantes.

Te interessou em participar? Então clica aqui. Ou pode saber mais sobre os outros projetos do Ninho, como os Expressos e o módulo individual?

Um comentário em “O que é o Ninho de Escritores”

Os comentários estão fechados.